E lá vamos nós para um grande dia louco!
Então… por onde começar?… Vamos voltar com o resumo deste artigo…
Esta semana, tive de me dedicar absolutamente à preparação desta hora de intervenção: tinha planeado um tema com um pouco de “gratins & crumbles” mas tive de descobrir que receitas fazer…
Lutando para parar e primeiros estresses porque as coisas se concretizam: escolher os pratos, pensar na gestão do tempo de preparação/cozedura, fazer as compras, fornecer equipamentos adicionais aos já existentes…
Sexta-feira de manhã, é uma Nathalie muito motivada (como se tivesse que animar um dos workshops!!) que chega de Nantes e partimos para participar dos workshops Creative Passions na Conforexpo em Bordeaux Lac.
A 1ª oficina já começou desde as 10h30 com Ana e seus spreads… ela viu bem e a degustação se estende além de sua oficina enquanto chantal prepara suas variações em torno do foie gras porque já são 12h…. o tempo passa super rápido, a Audrey também já está lá, com a gente no backstage…
Às 14h00 é a minha vez mas segundo os testemunhos, estou tão stressada que na meia hora antes não consigo ficar parada, verifico o meu equipamento, os meus ingredientes e… eu não falo mais ! (sim, eu sei que parece estranho quando você me conhece um pouco, mas se você não tem nada a dizer ao mesmo tempo…)
Eu sou atacado por questões existenciais (Está na hora !) :
as pessoas vão me ajudar? E se eu esquecer algum ingrediente? vou ter tempo para fazer tudo? Eu deveria ter preparado meus pratos com antecedência? (assim como na TV: e pulo coloco no forno e pulo tiro o prato do armário e fica super lindo!) e se, e se…. e são 14h!!
As namoradas estão lá, vejo seus sorrisos cúmplices, vamos, os 11 participantes se acomodam…
Vamos jogar o relógio e fazer 4 pratos : um gratinado doce, um gratinado salgado, depois um crocante salgado e um crocante doce.
Tranquilizada, encontrei o trabalho de misturar o leite condensado com os ovos, bater as claras, esfarelar os speculoos, montar as verrines, etc… Brilhante e obrigado, mantivemos o timing!
(por outro lado, demorei 1/2 hora a perceber como funciona a torneira IKEA…)
Os 4 pratos feitos:
– framboesa gratinada com limão cristalizado e hortelã (eu tinha preparado o limão cristalizado no dia anterior)
– peixe gratinado com mussarela e presunto (cerca de 20 minutos)
– crumble de coelho de avelã (o coelho já estava preparado no dia anterior também)
– crumble de pêras speculos & Nutella (sem cozinhar!)
ENTÃO :
“As pessoas vão me ajudar? » SIM foram atenciosos, curiosos, participativos, espontâneos, extra!
“e se eu esquecer alguns ingredientes? » SIM e bem foi! o presunto ficou na minha geladeira, mas Nath (o mágico de Nantes) escapou nos bastidores e pegou alguns roubado emprestado na hora, ninguém falou nada…
“Será que vou ter tempo para fazer tudo? » SIM, está bem (e aos aplausos que loucura!!) mas sobretudo porque tinha preparado o coelho e os limões cristalizados com antecedência…
“devo preparar minhas refeições com antecedência? Bem, NÃO, o que teríamos feito de outra forma?
Em seguida, coloque às 15h30. Joelle (Tia Jo) & seus doces para o chápersonificando o zen, ela hipnotizava os transeuntes que, atraídos pelo cheiro delicioso de seus muffins, permaneciam pela oficina!
Então 17:00 e é a vez deAudrey e suas pequenas mordidas salgadas e doces para captar a atenção do seu público e despertar a curiosidade de outros blogueiros (sejamos sinceros também foi para saber se sobraria para provar! fizemos isso o dia todo, roubando as sobras: bom demais!)
Já são 18h30 quando se instala Vero e sua culinária indonésiaaí de novo as arquibancadas do lado vêm ver, sentir o que está acontecendo ali…
O relógio marca 20h e as pessoas chegam para se registrar no último momento para o Bergou e seus produtos orgânicos : 3 receitas com combinações originais, cozinhar a vapor, crumble também yum…
O intruso por trás disso é Fred, responsável pela comunicação dos congressos & exposições de Bordeaux, muito envolvido nos workshops, principalmente na hora das degustações…
(sim, é ruim balançar, mas é minha vingança depois de aumentar uma pressão louca uma semana antes!)
Dia rico em emoção, em encontros, muita cumplicidade, risadas!
Obrigado aos participantes, aos bloggers, à Pascale, Gaëlle, Frédéric e Nathalie pela organização dos workshops pelo acolhimento e disponibilidade e um olá especial aos outros bloggers cruzados na sexta-feira: Aurely, Mailys, Babali, Valéria, Agnes…
Menção especial para Natália que foi ótimo em seu apoio e sua participação neste dia e que me tirou muitas fotos…
*****
E por fim, para fechar esta semana culináriapude testar as fezes dos participantes da oficina para seguir os passos da receita de macarons de limão e manjericão de Christopher Felder…
(você viu, ele trabalhava no mesmo lugar que a gente, parecia impressionado mas como um verdadeiro profissional, não mostrava nada, tiro o chapéu…)
Para a receita, colocarei um link direto para Bergeou, que fez anotações precisas enquanto eu tirava as fotos…
Esta versão dos macaroons surpreendeu bastante, o aroma a manjericão bem presente, quase a obscurecer o cheiro a limão mas foi ele quem os fez então claro…
Muito bons momentos passados com o chef, descontraído, só sorrisos e acompanhado pelo seu queridinho, verdadeiro fã dos macaroons em forma de coração decorados com framboesa, feitos especialmente para ele… (alguns têm sorte mesmo!)
No entanto, também testamos depois e francamente com a framboesa foi realmente o melhor!
Não precisa acreditar que rimos o tempo todo enquanto fazemos macarons…
A oportunidade de se encontrar com Bergoupara conhecer Agnes e descubra quem é o talentoso Loupiti (quem os refez no dia seguinte!!)… Adornados com as nossas lindas pulseiras oferecidas por Christophe Felder (bem sim e toc!), todas juntas em volta do macaron!
Mas não lembro quem comeu o último macaroon??!!